Propriedade Intelectual: como encontrar o equilíbrio entre competição e colaboração?

No debate com os painelistas no primeiro dia do Open Innovation Seminar, surgiu um tópico notoriamente controverso: propriedade intelectual. As leis que regulam a propriedade intelectual garantem os direitos daqueles que investem em inovação, além do retorno financeiro, mas, ao mesmo tempo, a mesma proteção pode representar uma barreira ao avanço do conhecimento, uma vez que nem toda a sociedade terá acesso à inovação.

Veja o que três panelistas do primeiro dia da OIW têm a dizer sobre o assunto:

foto_SkinnerLayneSkinner Layne, fundador da Exosphere

“Na nossa era, a informação precisa ser livre. A ideia de propriedade intelectual está ultrapassada, ela aprisiona a informação de uma maneira que não podemos usá-la. A sociedade é a grande beneficiada quando corporações não tem o monopólio da propriedade intelectual. Quando isso acontece, elas precisam inovar mais e mais rápido para conseguir se manter no mercado. E é isso que elas devem fazer”.

foto_SergioCavalcanteSergio Cavalcante, CEO do C.E.S.A.R.

“Acho que é indiscutível que a sociedade como um todo é a grande beneficiada quando a informação é livre. Mas como proteger os pequenos inovadores das grandes corporações se acabarmos com a propriedade intelectual? O pequeno empreendedor precisa ter proteção. As grandes corporações são concorrentes desiguais em relação ao pequeno inovador, que pode ser facilmente passado para trás. É uma questão complexa”.

foto_LuisCesarVerdiLuis Cesar Verdi, Vice-Presidente Sênior da SAP

“Não podemos nos livrar do sistema de propriedade intelectual. Sem ele, as pessoas capazes de inovar não o farão. É preciso encontrar um meio termo. Com nossos parceiros de tecnologia, fazemos o seguinte: temos um acordo comercial com os desenvolvedores, mas o capital intelectual pertence a eles”.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>