Grand Prix Senai 2014

Conheça os grandes vencedores do Grand Prix Senai de Inovação 2014, realizado durante a OIW

ed36_gpsenaiO relógio marcava 14:00 do dia 04/12, último dia da Open Innovation Week, quando o cronômetro zerou encerrando a submissão de ideias para o Grand Prix Senai de Inovação 2014. Por 72 horas, seis equipes multidisciplinares trabalharam sem parar para desenvolver soluções nas áreas de energia renovável, uso racional da água, segurança no trabalho e reaproveitamento de resíduos sólidos.

Foram 286 ideias submetidas pelas equipes. De todas estas, apenas quatro seriam premiadas com R$ 300 mil cada para serem desenvolvidas. Mas as outras não terão sido em vão: elas permanecerão em um banco de dados que ficará disponível para a sociedade e para a indústria. O objetivo é que isso estimule a comunidade brasileira de start-ups e empreendedores.

O placar chamava a atenção: uma equipe, a Verde Perto, era a que tinha submetido menos ideias entre as seis – apenas 18, muito menos do que, por exemplo, a equipe Laranja Mecânica, que submeteu 86. Mal sabíamos que seria justamente a Verde Perto a grande vencedora do dia, emplacando três projetos entre os quatro melhores.

A equipe conquistou o quarto lugar com o projeto “Moinho de Chuva”, em que propõe a captação de água de arranhas céus para geração de energia elétrica, valendo-se da gravidade. Em segundo lugar, ficou o projeto que utiliza escamas de peixes como filtro de resíduos da indústria frigorífica.

E o grande projeto vencedor, que conquistou o primeiro lugar, foi o “Termopipo”, uma chupeta inteligente que mede a temperatura e PH da boca do bebê e envia as informações para um aplicativo instalado no telefone dos pais. Segundo Stella Oliveira, líder da equipe e pesquisadora industrial do Senai do Mato Grosso do Sul, a ideia foi desenvolvida pensando nos pais que precisam deixar um filho doente em casa e ir trabalhar.

Além de faturar R$ 900 mil com as três ideias, a equipe Verde Perto ainda foi convidada a participar de um workshop em Londres com a Innovate UK, agência de inovação do governo britânico.

A equipe Urucum Design faturou o terceiro lugar com o aplicativo de segurança no trabalho “Tô de Olho”, que informa o operador de máquinas CNC sobre os equipamentos de proteção pessoal necessários para aquela atividade antes que ele dê um ‘start’ no dispositivo.

Jefferson Gomes, Gerente de Tecnologia e Informação do Senai, fala sobre o Grand Prix

 

Premiações Grand Prix Senai de Inovação

1o lugar: Termopipo (Equipe Verde Perto)
2o lugar: Uso de escamas de peixes como filtro (Equipe Verde Perto)
3o lugar: Aplicativo “Tô de Olho” (Equipe Urucum Design)
4o lugar: Moinho de Chuva (Equipe Verde Perto)

Votação popular: Termopipo (Equipe Verde Perto)

Prêmio empreendedor destaque:  Paulo César Wadzik (Equipe Inovatar)

Melhores equipes:
1o Equipe Verde Perto
2o Laranja Mecânica
3o Urucum Design

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>