Especial convidados

Ray Mueller, o prefeito da cidade mais inovadora do mundo

foto_RayMueller3Foi em uma cidadezinha de 32 mil habitantes da Califórnia, localizada na área da Baía de São Francisco, que foram fundadas empresas como o Google e a Hewlett Packard. Hoje, Menlo Park abriga os headquarters do Facebook, o maior número de empresas de venture capital no mundo e uma comunidade de inovadores vibrante.

Ray Muller, prefeito da cidade desde 2012, foi um dos convidados especiais do Open Innovation Week. Em sua palestra, ele contou o que faz de Menlo Park esse caldeirão de inovação em constante ebulição.

“Tudo depende dos próprios inovadores. Eles são de uma espécie rara. Inteligentes, é claro, mas também com uma veia artística. Você precisa encontra-los e acima de tudo você precisa fazê-los interagir entre si”, conta Mueller, que tem se concentrado no seu mandato em fazer políticas públicas que beneficiem o pequeno empreendedor.

“O grande desafio hoje em Menlo Park é fazer com que esses jovens inovadores não sejam arrastados para as grandes corporações do Vale do Silício, como Facebook e Google, e tenham oportunidades para tocar suas próprias empresas”.

ed36_ray2Além disso, Mueller conta da importância de se manter a cidade atrativa para os jovens. “O custo de vida tem que se manter relativamente baixo, e deve haver uma variedade de equipamentos públicos que possibilitem a interação social. Basicamente, tento manter a cidade divertida”.

Mas, para ele, o grande diferencial de Menlo Park, e aquilo que turbina o cultivo da inovação, é a “cultura do risco”. Na cidade, está subentendido que falhar faz parte do processo, e profissionais não são mal vistos no mercado porque, por exemplo, começaram um negócio e desistiram. “Vivemos em uma cidade em que pessoas falham o tempo inteiro. É o tipo de coisa que jamais será colocado contra elas no futuro”, conta, acrescentando que muitos dos que falharam se tornam anjos ou mentores daqueles que estão começando. “Esse é verdadeiro espírito do Vale”.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>