Qual será sua principal contribuição na Open Innovation Week 2014?

foto_MarkusWillDr. Ing. Markus Will
Head of Fraunhofer IPK Project Office Brazil

Esse ano a Open Innovation Week também sediará o Brazilian-GermanInnovation Congress. Este novo módulo reúne indústria, pesquisa e política de ambos os países para discutir dois aspectos principais da inovação de sucesso: desenvolvimentos tecnológicos práticos e os processos de negócio certos para colocá-los no mercado. No Fraunhofer IPK acreditamos que uma coisa não existe sobre outra. Junto com nossos parceiros e especialistas internacionais, vamos demonstrar boas práticas de pesquisa aplicada, bem como ferramentas de gestão inovadoras que garantam que o “Capital Intelectual” se transforme em sucesso empresarial tangível. Seguindo o lema da iniciativa de apoio do Governo – “Alemanha e Brasil. Quando ideias se encontram.” – o objetivo deste congresso é aprender com exemplos bem sucedidos de cooperação entre empresas e pesquisadores, para encontrar formas eficazes de unir ainda mais “mundo científico” e “mundo prático” no futuro.

foto_NewtonCamposNewton M. Campos
Prof. PHD , FGV

“O dinheiro é a parte menos importante do processo empreendedor.” Quem disse isso foi Georges Doriot, considerado o pai do Venture Capital moderno. Potenciais empreendedores tendem a achar que recursos financeiros combinados com inovação resolverão a maior parte de seus problemas. Se fosse assim, hoje estaríamos usando Google Plus ao invés de Facebook. Desde que comecei a vivenciar o empreendedorismo, ainda na década de 1980, me chamou muita atenção a dinâmica quase irracional que o processo empreendedor frequentemente assume. Depois de anos de prática empresarial, essa constatação me levou a estudar os principais recursos sociais utilizados por empreendedores de economias emergentes, sem dúvida alguma os recursos mais importantes que eles podem chegar a ter ou desenvolver. Vamos calcular seu conjunto de recursos sociais? Essa será minha principal contribuição à Open Innovation Week 2014.

foto_MarceloPrimMarcelo Prim
Especialista em Desenvolvimento Industrial, SENAI

Nossa contribuição será a de criar um ambiente de negócios, conectando as startups presentes no evento com problemas de grandes empresas. Esse ambiente será uma demonstração do que queremos fazer nos institutos SENAI, ou seja, um ambiente aberto e colaborativo para resolução de problemas da indústria. Para tal, seis times compostos por alunos e especialistas do SENAI criarão ideias a partir de desafios da sociedade, que foram analisados e desdobrados por indústrias parceiras em desafios da indústria. As ideias serão utilizadas para conectar as startups com as grandes empresas, com o auxílio de especialistas do SENAI. Portanto, a equipe vencedora será a que gerar ideias, que conseguir conectar mais startups com empresas, e submeter essas ideias para mecanismos de fomento, como o edital SENAI SESI de inovação, que estará recebendo propostas no evento.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>