Ano de Copa e eleições…

foto_JoseFloriano

Como empresas que, de algum modo, têm suas atividades afetadas por calendários atípicos podem manter seu planejamento em Inovação livre de sobressaltos. É o que nos responde José Mauro Floriano da Silva, Assessor Corporativo de Inovação do Grupo Algar S.A.

Wenovate - Como sua empresa está se organizando para continuar a inovar em 2014, um ano em que temos Copa e eleições?

José Mauro - Todos os investimentos foram planejados em reuniões entre a Holding e as demais empresas do grupo Algar, de acordo com as premissas orçamentárias estabelecidas e cenários externos. O Grupo está se organizando para fortalecer a atuação dos Comitês de Inovação na geração, seleção e implantação de ideias, além de investir na formação da metodologia de inovação para 30% do quadro de associados (como são chamados os funcionários do grupo Algar).

Outra ação é o fortalecimento das parcerias com as Entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo e órgãos de fomento para a pesquisa de desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Em termos de processo de gestão, estamos implantando a competência do IMO Corporativo em cada empresa.

Wenovate - Você tem exemplos para citar de anos atípicos onde a falta de planejamento afetou os resultados?

José Mauro - Não. O planejamento é uma atividade muito valorizada e praticada no grupo Algar.

Wenovate - Como administrar investimentos em um ano de calendário marcado por tantos eventos?

José Mauro - O modelo de Governança Corporativa adotado pelo grupo Algar envolve todos os principais executivos das empresas do Grupo e da Holding em reuniões de planejamento, de forma a acompanhar os resultados planejados para o ano. O calendário anual contempla os eventos externos, e as reuniões de acompanhamento são planejadas de tal forma que, caso aconteça algum fato relevante, a análise de investimentos será imediatamente reavaliada para não prejudicar os resultados esperados.

Wenovate - Como sua empresa mantém os colaboradores focados e motivados na prática da inovação em anos atípicos?

José Mauro - O Grupo já possui inúmeros eventos corporativos que visam a manutenção da cultura de inovação. Nesse ano, em especial, estamos criando novos eventos para manter elevado o foco em inovação. Serão realizadas duas Mostras Algar Inovação, em Uberlândia e Belo Horizonte, para a apresentação de projetos concluídos, protótipos de inovação e, ainda, abriremos espaço para outras entidades de inovação apresentarem seus principais projetos.

Outro evento do Grupo que visa planejar o futuro é o Algar 2100. Nele, os principais executivos tratam sobre informações e atividades para a prática de inovação. Para esse ano, a área de atendimento ao clientes está sendo estruturada com o objetivo de gerar análises no conceito Lean Seis Sigma, e ser uma grande fonte de inovações para os nossos processos.

Em 2014, o grupo Algar vai manter seus programas de geração de ideias e projetos de inovação para promover o registro de idéias em linhas temáticas, com a possibilidade de contribuições externas.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>