Especial Open Innovation Week 2013 – 6ª edição do Open Innovation Week é construída com base colaborativa e apresenta debates profundos sobre inovação aberta

Caros amigos da inovação,

Fazer eventos nunca é fácil, muito menos quando se trata de fazer um evento colaborativo. Contabilizamos a contribuição concreta de mais de 500 pessoas que, ao longo do ano, mantiveram diálogo aberto conosco da equipe do Wenovate para construir a 6ª edição do Open Innovation Week.

Foram muitas consultas, conversas e ideias. Essas ideias se transformaram em projetos e esses projetos foram apresentados para inúmeros parceiros no Brasil e mundo afora. O objetivo desses projetos é continuar a estimular a colaboração entre diferentes comunidades, organizações e indivíduos, tendo o evento como ponto de encontro, mas não como fim em si mesmo.

ed28_slide4_HistóricoOIW

O Open Innovation Seminar nasceu em 2008 como um evento cuja pretensão era debater a aplicabilidade do conceito de inovação aberta no País. Trouxemos o criador do conceito, Henry Chesbrough, para debater com especialistas e gestores brasileiros. Em 2009 o evento cresceu para dois dias, de forma a acomodar a apresentação de casos de empresas praticantes da inovação aberta. Em 2010 passamos a oferecer cursos executivos focados em práticas de inovação e o evento passou a ter três dias. Em 2011 incluímos na programação atividades chamadas de arenas de inovação aberta, cujo objetivo era conectar instituições em torno de desafios de uma empresa, uma organização ou um grupo. Em 2012, além das arenas, fizemos um esforço grande em internacionalizar o evento, trazendo representantes de mais de 20 países.

ed28_slide5_CrescimentoOIW

Depois de 5 anos, o Open Innovation Seminar se consolidou como um evento de referência internacional em inovação aberta, atingindo um público de 1.658 participantes, dos quais 354 vieram do exterior. A rede se expandiu, as interações se multiplicaram e o número de ideias e oportunidades de colaboração explodiu. O trabalho da equipe do Wenovate ao longo de 2013 foi dar liga a alguns blocos de ideia e desenhar programas que permitissem que as redes de inovação emergissem e mantivessem uma interação independente do evento, que passaria a ser um grande ponto de encontro.

Enfim, chega de conversa, e vamos para os resultados desse trabalho e o que conseguimos preparar para 2013:

Esse ano, além do seminário internacional, teremos três redes de inovação, brunchstorming, seis intervalos para bate-papo e 15 cursos executivos, tudo distribuído de 24 a 27 de novembro, no WTC, em São Paulo. Assim, o evento passa a se chamar Open Innovation Week.

Entre os eixos temáticos que norteiam o evento estão: empreendedorismo no ambiente corporativo; inovação orientada a desafios; colaboração interna; colaboração externa, e liderança para a inovação.

O primeiro dia de evento começará com palestras e painéis sobre inovação aberta, enfocando temas como: inovação aberta e o conceito de redes distribuídas; cultura inventiva e crowdfunding; criação de novos negócios e estratégias inovadoras; o papel da multinacional no ecossistema de inovação, entre outros. Na parte da tarde, serão conduzidas trilhas de discussão e aprendizagem sobre os paineis apresentados, onde participantes poderão interagir com mais tempo.

Os cursos executivos acontecem nos dois últimos dias do evento e estão divididos em dois grupos, cinco mais voltados à reflexão de conceitos atuais envolvendo inovação (Near Future Design, Inventive Culture, Corporate Effectuation, Open Innovation, Gestão Estratégica da Inovação e Internacionalização), oferecidos por renomados especialistas nacionais e internacionais, e 10 focados em temas mais técnicos, oferecidos por praticantes, que vão de métricas de inovação aberta a corporate venture capital.

As redes de inovação terão espaço em todos os dias da grade e ocorrerão em paralelo à programação do seminário e cursos. Os participantes do Open Innovation Seminar e cursos executivos terão a oportunidade de interagir com cientistas, PMEs e startups em ambientes de cocriação e avaliação de projetos. Três redes integrarão esta edição do Open Innovation Week:

Cientista inovador
Rede de pesquisadores interessados em inovação. O objetivo é engajar cientistas em projetos de inovação de grandes empresas ou startups de tecnologia.

Desafio Brasil
Rede de empreendedores interessados em cocriar ideias, receber apoio de mentores e especialistas de mercado, acessar e oferecer recursos para empreender (mão de obra, espaço, investimentos) e conectar-se ao mercado.

Corrida da Inovação
Rede que conecta micro, pequenas e médias empresas com empresas topo da cadeia produtiva para desenvolver projetos de inovação na cadeia de valor.

Esperamos que o trabalho de todos que participaram dessa construção seja recompensado com a sua presença!

Carla Colonna
Coordenadora Executiva da 6ª Edição do Open Innovation Week

Share Button

3 ideias sobre “Especial Open Innovation Week 2013 – 6ª edição do Open Innovation Week é construída com base colaborativa e apresenta debates profundos sobre inovação aberta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>